quinta-feira, 8 de abril de 2010

BIOLOGIA | Vírus

→ Vírus
Apesar de não terem células, possuem RNA ou DNA, se reproduzem por parasitismo (precisam de uma célula com DNA para se reproduzirem), assim, podem ser considerados seres vivos.

→ Como os vírus desempenham suas funções
  O bacteriófago ou fago (vírus que ataca bactérias), por exemplo, liga seu capsídeo às proteínas da membrana celular da bactéria em um processo chamado adsorção. Em seguida promove a inoculação (introdução) de seu DNA no citoplasma bacteriano. O DNA viral passa a comandar a replicação do DNA e a síntese de proteínas virais. Na maturação, os capsídeos formados acoplam-se às novas moléculas de DNA, produzindo novos vírus. Ocorre, posteriormente, a liberação dos vírus da célula infectada.

  Confira o processo no vídeo abaixo
.

→ Ciclo lítico e ciclo lisogênico

 O ciclo lítico ocorre quando a célula se rompe liberando novos vírus.
 Entretando, o DNA viral pode permanecer ligado ao DNA bacteriano, e a bactéria, ao se dividir, transmitea mensagem genética para a síntese de novos vírus. Quando isso acontece, o mecanismo é o ciclo lisogênico.

→ Retrovírus e a transcriptase reversa
  O retrovírus é um vírus que tem o RNA como ácido nucléico. É capaz de sintetizao o DNA a partir do RNA por meio de uma enzima chamada transcriptase reversa.
  O HIV, o vírus da AIDS, é um exemplo de retrovírus.

Abaixo, um vídeo mostrando a replicação do retrovírus HIV causador da AIDS. Graças a enzima transcriptase reversa, o vírus HIV converte RNA em DNA. Ciclo Lisogênico. Vídeo apenas com caráter educativo, servindo como complemento do aprendizado (está em inglês, mas é possível entender o processo).

0 comentários:

Postar um comentário