quinta-feira, 10 de junho de 2010

HISTÓRIA | Revisão

• Renascimento: "Movimento" filosófico, artistico e cultural que se tornou a base do mundo moderno. Os intelecuais da época reuniram conhecimentos e tradições antigas do ocidente e do Oriente, graças aos documentos preservados pelos islâmicos, dai o principio da Racionalização sobre as coisas e sobre o homem.
A critica à sociedade e a Igreja foram consequêncis promovidas pelos Renascentistas, porém, muitas das manifestações foram reprimidas pela Santa Inquizição obrigando artistas e pensadores a utilizarem códigos e técnicas metafóricas para expressar suas idéias, como Da Vinci e Galileu. O Antropocentrismo estabelecendo o homem como medida das coisas é um dos principais aspectos Renascentista ao desenvolvimento intelectual do século XV e XVI.

• Navegações e descobrimentos: Consequência do crescimento comercial e do desejo burguês de ampliar e acumular riquezas.
Os Portugueses investiram na busca de uma nova Rota para o Oriente no interesse de encontrar temperos, metais e pedras preciosas, tecidos, madeiras, perfumes, incensos e diversos produtos que pudessem ser comercializados entre Oriente e Ocidente.
Concretizada a navegação o ideal Cristão Europeu fez com que Portugueses, Espanhois, Ingleses e Franceses se colocassem no direito de escravizar os demais povos da África e América, pois se consideravam superiores aos então "Selvagens" indios americanos e africanos.

• Povos pré-colombianos (incas e astecas): Povos politeistas, que desenvolveram seus impérios por volta do século XV. TInham a pratica do sacrificio como base da adoração divina e possuiam na divisão social elemnto fundamental para a organização politica em seus estados teocráticos.